Para compreender a relação entre o aumento de dores na cervical, também conhecida como dor no pescoço e o uso das novas tecnologias é necessário inicialmente perceber que:
1- Na posição ideal, o peso transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5Kg. Quando inclinamos o pescoço pra frente a sobrecarga chega a 27Kg;
2 – As pesquisas apontam que o brasileiro chega a ficar 3 horas e 45 minutos por dia no smartphone.
Então, é uma questão simples. Percebeu por quanto tempo você está sobrecarregando diariamente sua cervical, ao usar o telefone de forma incorreta?
Os especialistas, como os neurocirurgiões, chamam atenção que para além das dores e outras complicações, futuramente teremos uma geração de pessoas corcundas.
Entenda o problema:
A cervical é a região da coluna responsável pela sustentação da cabeça e ombros e contém sete vértebras. As vértebras superiores são responsáveis pela rotação da cabeça e movimento do pescoço, enquanto as outras são responsáveis pela sustentação dos braços e ombros.
Dessa forma, com o tempo, além da dor cervical, o uso incorreto de aparelhos como smartphones, tabletes e outros aparelhos pode gerar dores de cabeça e provocar, entre outras complicações, o desgaste precoce da coluna vertebral, formação de uma hérnia de disco e artroses.
E agora, o que fazer?
Em primeiro lugar, compreender a necessidade de uma mudança de comportamento. Inicialmente, se policie e observe se está adotando a postura correta ou sobrecarregando seu pescoço.
Outra dica é buscar equilibrar o tempo que você fica conectado (nós sabemos, é difícil, mas é uma questão de cuidado com a sua saúde).
Ah, eu trabalho diretamente com os smartphones, tabletes ou computadores, como resolver? Nessa situação em que a pessoa é obrigada a ficar conectada por um longo período de tempo, além de observar a postura, é importante tentar fazer pequenas pausas a cada 40 minutos e realizar uma atividade física.
Para quem já desenvolveu o problema e precisa de tratamento, procure o neurocirurgião!
Nós estamos nos referindo aqui ao uso do aparelho celular, mas é importante lembrar que, com a evolução tecnológica, temos uma série de ferramentas a nossa disposição, como: tablets, games, notebooks, etc.
E claro que a cada novidade disponível nos aparelhos, mais tempo ficamos presos a esses recursos. Como diz o pedagogo e filósofo Mario Sergio Cortella “com o telefone móvel, dá até pra ligar”.
Todos os direitos reservados | Ineuron