A Cefaleia tensional ou Cefaleia de tensão, normalmente é descrita como uma dor leve a moderada em ambos os lados da cabeça e pode vir acompanhada também de dores musculares. Algumas pessoas a descrevem como se fosse uma faixa apertando a cabeça.
Vários fatores podem ocasionar a cefaleia tensional, entre eles:
Sono ruim, má postura e estresse. Podem ser incluídos, ainda: excesso de preocupação; ansiedade; tensão emocional; dificuldade para enxergar; alterações hormonais e até desidratação.
O tratamento adequado vai depender do histórico do paciente, frequência e intensidade da dor. É de suma importância nesse processo, identificar o “gatilho” da dor, ou seja, o motivo pelo qual ela está sendo desencadeada.
Dessa forma, o neurologista tem a possibilidade de ser mais assertivo na indicação do tratamento. Ele pode incluir o uso de analgésicos e outros medicamentos.
É possível ainda, associar intervenções como técnicas de relaxamento, prática de alguma atividade física ou iniciar uma terapia. Essas demais opções serão consideradas, de acordo com a necessidade que você tenha de gerenciar o estresse, isso mesmo!
É importante ressaltar, que contra indicamos a automedicação e o uso indiscriminado de analgésicos, com o objetivo de aliviar a dor de cabeça. Como falamos acima, a depender do histórico da dor é exigida a intervenção do especialista.
Ao ingerir analgésicos sem a correta indicação, com o passar do tempo, ele não terá mais efeito, como vai agravar o problema. Então se você possui dores de cabeça com uma certa frequência, por tempo determinados procure o neurologista.
Todos os direitos reservados | Ineuron