Afinal, o que significa afasia? Afasia é a perda total ou parcial da capacidade de produzir e entender a linguagem. Isso acontece quando o cérebro sofre algum tipo de dano. Assim como uma febre, a afasia é um sintoma que pode ocorrer em várias doenças, como: acidentes vasculares cerebrais, tumores, demências, traumas, epilepsia (síndrome de Landau-Kleffner), entre outras. Na história do paciente, a evolução da afasia dá fortes indícios do que pode ser a causa. Por exemplo, a evolução de um paciente que estava falando normal e subitamente fica afásico pode sugerir o diagnóstico de um acidente vascular cerebral.
Os centros de linguagem clássicos estão localizados no hemisfério cerebral esquerdo em 99% dos destros e em 65% dos canhotos. No entanto, evidências demonstram alguma participação na linguagem de redes neurais nos dois hemisférios cerebrais. As áreas anteriores da linguagem (figura 1) servem aos aspectos expressivos, ou seja, armazenam informações de como os músculos devem contrair para expressão da linguagem (fala e escrita). Já as áreas posteriores servem aos aspectos sensoriais relacionados à percepção e compreensão da linguagem.
A função da linguagem é avaliada tipicamente em seis componentes: fluência, compreensão, nomeação, repetição, escrita e leitura. O médico neurologista geralmente utiliza-se de testes específicos para avaliação de cada componente. Dessa forma, é possível classificar a afasia. O modelo de Wernicke-Geschwind (classificação de Boston) reconhece 8 tipos de afasia baseadas nesses seis componentes, conforme exemplos abaixo:
A principal causa de afasia é o acidente vascular cerebral. Esta é uma emergência neurológica, necessitando de diagnóstico e tratamento precoce. Devido à elevada frequência e facilidade na percepção, este déficit está presente nas cartilhas destinadas ao público geral sobre o AVC (Figura 2). O controle de fatores de risco, como hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade, ajudam a prevenir o AVC e afasia.
No caso do ator Bruce Willis, não foram divulgados mais detalhes sobre sua doença. A recuperação geralmente depende da causa, localização, extensão da lesão no cérebro e de quão precoce o tratamento/acompanhamento é fornecido. Por isso em caso de afasia, uma avaliação com médico neurologista é de fundamental importância.
Referências:
1. Clark, G., Mendes, M. Aproach to the patient with aphasia. Uptodate, 2022. / 2.Campbell, W. W. DeJong – O exame neurológico. 7° edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2014. / 3.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.
Todos os direitos reservados | Ineuron