Vamos combinar que sentir dor não é normal, seja ela qual for, mas e quando a dor  vem da coluna? O que de fato é verdade e pode evitar esse tipo de dor?

As causas de dor na coluna podem ser variadas. Mas  o que é verdade e o que é mentira quando se fala em dor na coluna vertebral? Sedentarismo, obesidade , má postura e exercícios físicos errados estão entre as causas de dor na coluna.  

Além das indicações acima, vamos entender o que é mito e o que é verdade sobre dores na coluna vertebral:

O sobrepeso pode causar dor nas costas?

Quem está acima do peso tem mais chances de sentir dores, pois o excesso de peso pode comprimir a coluna e prejudicar os discos intervertebrais.

 

Acúmulo de gordura favorece modificação no centro de gravidade corporal. Fonte: Google (2019)

 

 

O colchão duro é o mais indicado para quem tem dor nas costas?

Durante muito tempo essa ideia ditou a regra para a população em geral na hora de adquirir um colchão novo. Acontece que não é bem isso. Colchão bom, é aquele de acordo com o seu peso. Se você não tem problema de insônia, colchão bom é aquele você consegue dormir e acordar bem, sem dor.

Postura incorreta no uso do celular gera lesões para a coluna?

Já falamos sobre a postura ideal durante o uso do aparelho celular nas nossas redes sociais. Veja o link.  O uso incorreto, com o tempo, pode gerar dores e lesões. Siga as dicas do nosso post e você com certeza evitará problemas.

A dor na coluna só pode ser tratada com cirurgia?

Como diz o ditado “muita calma nessa hora”. Também já tratamos sobre tratamentos cirúrgicos nos nossos posts. Confira no link.  A indicação cirúrgica acontece em 1% dos casos de pessoas que sofrem de algum problema na coluna. Ela depende do tipo de doença. Além disso, com avanço da medicina já existem diversos procedimentos minimamente invasivos para tratar doenças que afetam a coluna.

Exercício físico prejudica a coluna?

O correto é sempre fazer uma avaliação antes de se submeter a jornadas de exercícios físicos. O  ideal é procurar um profissional competente. Se você já possui algum tipo de dificuldade, a orientação adequada irá interferir positivamente na saúde da sua coluna. Mas, atenção! O sedentarismo é prejudicial à saúde, então não abandone a atividade. Junto com o especialista você irá descobrir qual a mais adequada atividade a ser executada.

É Importante destacar que existem várias formas de evitar dores  e lesões na coluna. A prevenção inclui a prática de hábitos saudáveis. Respeite o peso e as limitações do seu corpo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *